skip to Main Content
(62) 3981-0010 contato@construtoraeec.com.br
Comprar Ou Construir: Qual é A Melhor Opção De Investimento?

Comprar ou construir: qual é a melhor opção de investimento?

O ano de 2019 promete ser o ano da retomada da economia do Brasil e muitas pessoas procuram investir para aumentar seu patrimônio. Neste cenário, há várias opções de investimento e, na área imobiliária, a maior dúvida é: comprar ou construir?

A dúvida surge por diversos fatores, como o não conhecimento de mercado, as vantagens e desvantagens de cada projeto e qual o melhor retorno, passando também por pontos de logística e desenvolvimento de cada tema.

Neste post levantamos todos os pontos sobre qual a melhor opção de investimento. Vamos lá?


As vantagens de construir um imóvel

O que leva uma pessoa a construir um imóvel inicialmente são os custos do projeto. Atualmente, para quem não possui um valor de capital elevado, vale a pena investir primeiramente em um terreno e começar sua construção.

Um estudo feito pelo Banco Central concluiu que os imóveis no Brasil tiveram uma valorização de 121,6%. Com isso, o custo para adquirir um imóvel pronto ficou muito elevado. Considere também o gasto que é necessário para se adquirir. Em muitos casos, a negociação acaba se estendo até bancos e financiadoras.

Ao construir, o investidor pode parcelar grande parte da obra. Hoje em dia, todas as lojas de materiais de construção possuem facilidade no crédito. Ao comprar um imóvel, essa opção até existe, mas é feita através de financiamentos, que acabam inviabilizando o negócio, se tratando de investimentos.

Outro ponto importante a destacar é a liberdade na construção de seu próprio imóvel, seja ela para venda ou valorização. Na construção é possível escolher onde estarão instalados as tomadas e suas voltagens, e altura das janelas, por exemplo.

Comprando um imóvel pronto, o investidor fica refém do gosto e materiais utilizados pelo construtor. Isso pode influenciar, inclusive, na valorização posterior. Imagine que um imóvel comprado tenha sido feito com materiais de baixa qualidade. Em pouco tempo, serão necessários reparos nas instalações, o que pode comprometer o imóvel.

Leia também: 5 coisas que você deve saber antes de construir


Comprar um imóvel pode não ser a melhor opção

Além dos pontos apresentados no último tópico, a compra de um imóvel ainda possui um outro grande empecilho. Suponha que o investidor já tenha escolhido comprar entre comprar ou construir, verificou as condições financeiras e está para fechar o negócio.

A verificação da situação dos documentos do imóvel é muito importante antes da concretização da compra. Um imóvel pode estar com um preço abaixo do mercado por ter muitas dívidas, por exemplo.

O IPTU, regularização da documentação em cartórios, INSS, hipotecas ou ainda o imóvel estar em processo de inventário. Todos esses pontos devem ser estudados antes da aquisição. E isso pode inviabilizar o investimento.

Comprar um imóvel também pode trazer diversas dores de cabeça após a aquisição. Muitas vezes, no momento da vistoria e negociação, o imóvel está impecável, sem nenhum problema. Passado algumas semanas após a compra, diversas adversidades podem aparecer, como cupins, insetos e até infiltrações nas paredes.


Entre comprar ou construir, escolher o melhor tipo de investimento, além de trazer maiores retornos garante menos problemas e uma grande economia de tempo e dinheiro.

Fique ligado em nosso blog para mais conteúdos como esse. E, se você quer construir, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× WhatsApp
Back To Top