skip to Main Content
(62) 3981-0010 contato@construtoraeec.com.br
Franquia Ou Negócio Próprio: Como Saber O Que é Melhor Para Você

Franquia ou negócio próprio: como saber o que é melhor para você

“É bom começar meu próprio negócio ou comprar uma franquia?”

Essa é uma das perguntas que aparece muito no Yahoo e no Quora (um lugar onde pessoas compartilham conhecimento, enquanto outras aprendem para entender melhor o mundo).

Muitos empreendedores se deparam com o dilema de começar um negócio do zero ou comprar um modelo de franquia já testado. O desejo de ser o próprio patrão é grande, mas existem algumas coisas que você precisa considerar entre franquia vs. negócio próprio.

Franquia ou negócio próprio: qual você deve escolher?

A resposta dessa pergunta dependerá de quais são os seus objetivos pessoais como proprietário de um novo negócio, pois as duas opções têm vantagens e desvantagens e, portanto, você precisa considerar cada uma delas antes de embarcar no mundo dos negócios.

Para uma franquia

Uma franquia oferece um modelo de negócio testado e aprovado, onde há muito menos opções de inovação na sua mão, pois o objetivo do franqueador é oferecer a mesma experiência em todas as lojas.

Ao assinar um contrato com uma franqueadora, você paga uma taxa para licenciar o direito de usar o nome e os processos do negócio. O franqueador, em seguida, ajuda você a selecionar o melhor local, montar sua loja, conectá-la aos fornecedores, treinar sua equipe de vendas e colocar toda a empresa em funcionamento.

As desvantagens de uma franquia são que muitas vezes você tem que pagar royalties (uma porcentagem) mensalmente ao franqueador com base nas vendas do mês, o que reduz os lucros.

Você também não terá quase nenhum controle criativo sobre a administração da empresa, já que ofertas ou alterações no produto/serviço geralmente precisam ser aprovadas pelo franqueador.

Resumindo, as vantagens de comprar uma franquia são:

  • Maior taxa de sucesso: você estará comprando um sistema testado e comprovado.
  • Reconhecimento da marca: os clientes já conhecem seus produtos, o que acelera as vendas.
  • Suporte do franqueador: você não estará sozinho no gerenciamento do seu negócio.

Enquanto as desvantagens são:

  • Taxas: há taxas contínuas que você precisa pagar para o franqueador.
  • Sem liberdade: você não tem liberdade para mudar as coisas que fazem parte do sistema de franquia, como a decoração da loja e a linha de produtos, por exemplo.
  • Ponto comercial: quem escolhe o ponto comercial é o franqueador, podendo assim afetar os seus planos estratégicos.

Para um negócio próprio

Com o seu próprio negócio, você tem a oportunidade de começar do zero. Para muitos, é uma oportunidade incrível, enquanto para outros pode ser bastante assustador.

Iniciar um negócio do zero é melhor para quem têm uma ideia de negócio inovadora e aqueles que desejam controlar o negócio por inteiro.

No entanto, ao mesmo tempo em que é vantagem, é desvantagem também começar do zero. Você terá que criar uma marca, decidir quais produtos/serviços você oferecerá e colocar o seu negócio para funcionar.

Isso pode levar um tempo e esse tempo de aprendizado pode custar caro. Você vai precisar de capital o suficiente para apoiar a sua empresa durante essa fase inicial. Há também o risco de insucesso, pois não é um modelo de negócio testado e comprovado.

Resumindo, as vantagens de abrir um negócio próprio são:

  • Inovação e criatividade: criar um negócio precisa de inovação e criatividade. Se você é uma pessoa criativa, você pode transformar suas ideias em negócio.
  • Liberdade profissional: quando você tem seu próprio negócio, você não precisa pedir autorização para outras pessoas para fazer uma promoção, por exemplo. Você tem sua liberdade profissional e não há limite de crescimento para o seu negócio.
  • Crescimento: sem modelo de negócio engessado, o crescimento do seu negócio não é limitado.

Enquanto as desvantagens são:

  • Maior taxa de erro: infelizmente, negócios criados do zero têm uma taxa de fracasso maior em comparação às franquias. Portanto, é arriscado abrir um negócio próprio.
  • Exige grande conhecimento: você precisa conhecer o mercado que vai entrar e a concorrência, saber se a sua ideia de negócio é realmente rentável e, além disso, planejar cada etapa.
  • Gastos elevados no início: você precisa de tempo e dinheiro para criar uma marca do zero e torná-la conhecida no mercado para, só então, gerar lucro.

Seja lá o que você decida fazer, é importante conversar com especialistas e obter orientações sobre qual a melhor opção para você. Mas nós, da EEC Construtora, recomendamos investir em uma franquia, pois é um modelo de negócio já testado e que tem mais chances de render. E além do mais, alguns modelos de franquia possuem diferenciais, o que compensa ainda mais.

Leia também: Por que investir em uma franquia de construção civil

O contrato de franquia pode ser complexo e, por isso, é importante entender todos os mínimos detalhes sobre seus deveres e obrigações. E abrir seu próprio negócio pode ser um desafio e tanto ao entrar no planejamento, gestão financeira e toda a administração.

Mas e você, gostou do texto? Ainda está indeciso sobre franquia ou negócio próprio? Deixe seu comentário e interaja conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× WhatsApp
Back To Top