skip to Main Content
(62) 3981-0010 contato@construtoraeec.com.br
Sustentabilidade Na Construção Civil: Entenda A Importância E Conheça Suas Vantagens

Sustentabilidade na construção civil: entenda a importância e conheça suas vantagens

A sustentabilidade é uma pauta mais que atual em todos os setores de atividades do mundo. Na construção civil não poderia ser diferente, não é?

Com diversas vantagens e com ótimos produtos que cumprem até mais eficientemente sua função, a sustentabilidade na construção civil é um forte aspecto a ser considerado no ano de 2019.

Aproveite nosso conteúdo especial sobre o tema e aprenda mais sobre essa importante pauta no ramo. Vamos lá?


Importância da sustentabilidade

A sustentabilidade é um conjunto de ações e medidas que visam tornar possível a preservação e manutenção do meio ambiente em conjunto com as atividades desenvolvidas pela humanidade.

E quando o assunto é a sustentabilidade na construção civil, a preocupação é maior ainda, pois o setor é um dos que mais produzem resíduos que impactam o meio ambiente.

Garantir que as atividades sejam desenvolvidas sem agredir o meio ambiente é de fundamental importância, pois isso garante a continuidade do planeta para as próximas gerações.

Além disso, existem severas punições para as empresas que não cumprem regras internacionais de proteção ao ambiente. Os governos precisaram intervir no desenvolvimento das atividades para que fosse levado em consideração a preservação do meio ambiente.

Com a sustentabilidade também há diversas vantagens e iremos citar algumas delas no próximo tópico.



Vantagens da sustentabilidade na construção civil

Além da maior vantagem da sustentabilidade, que é preservar o meio ambiente, outros aspectos também são impactados positivamente por essas ações. Confira!


Redução de Gastos

Com a utilização de materiais, recursos e ações sustentáveis, a economia de uma empresa chega a ser de 25 a 30% nos custos de água e energia.

Além disso, há a diminuição de gastos com materiais, uma vez que é possível utilizar matérias primas recicladas, que são tão eficientes como os normais.

E por serem reciclados, alguns materiais podem terem agregado em sua composição outros componentes que os tornam mais resistentes. Então, é vantajoso de qualquer forma.


Incentivos

O governo brasileiro como uma forma de incentivar a sustentabilidade na construção civil, garante alguns benefícios para a área.

Tramita no Senado, a lei que irá determinar que todos os novos projetos desenvolvidos ou solicitados por órgãos públicos, adotem práticas de conservação do meio ambiente, como a utilização de energia solar, águas pluviais e reaproveitamento de água nos projetos.

Projeto desenvolvidos nesta pauta são enquadrados na categoria do IPTU Verde, em muitas cidades brasileiras. Esse tipo de IPTU é até 20% mais barato que o convencional, o que em pouco tempo, gera uma enorme economia para o contribuinte.


Materiais sustentáveis

Existem diversos materiais que já são desenvolvidos visando a sustentabilidade. Alguns deles são:

  • Tinta ecológica: essa tinta é feita com materiais totalmente naturais e é livre de componentes químicos.
  • Placas de aquecimento solar: essas placas já são utilizadas há alguns anos e atualmente são mais acessíveis. Através delas, é possível captar a energia do sol e transformar em energia elétrica ou térmica.
  • Telhados verdes: consiste na aplicação de uma camada vegetal de uma base impermeabilizada de PVC, que irá proporcionar um ambiente mais fresco, diminuindo em até 5º C a temperatura do interior da construção.

Mas e você, o que acha da sustentabilidade na construção civil? Gostou de algum modelo sustentável e pensa em colocá-lo em prática na sua obra? Comente e interaja conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× WhatsApp
Back To Top