skip to Main Content
(62) 3981-0010 contato@construtoraeec.com.br
Vistoria De Imóvel Novo: Qual A Importância E O Que Checar?

Vistoria de imóvel novo: qual a importância e o que checar?

Uma das melhores sensações da vida é receber as chaves do seu imóvel. Esse momento, embora pareça simples, representa o sucesso de uma meta importante: o sonho da casa própria.

No entanto, por mais que a emoção tome conta de você na hora da entrega, você não pode perder o foco em relação a algumas coisas importantes. É necessário fazer uma vistoria de imóvel para evitar problemas futuros, ficar de olho nos diversos detalhes.

No post de hoje, você vai entender a importância da vistoria de apartamento ou casa, e aprender o que, de fato, deve ser avaliado. Vamos lá?

Qual a importância da vistoria de imóvel novo?

Na vistoria, você vai poder conferir se tudo o que foi prometido e descrito pela construtora foi cumprido. Você irá verificar se tudo está de acordo com o memorial descritivo do imóvel, desde aspectos visuais até se há defeitos aparentes no imóvel.

É o momento ideal para apontar qualquer irregularidade ou problema, por mais simples que seja.

Não se esqueça: a vistoria de imóvel é o momento ideal para que você demonstre sua insatisfação com detalhes do seu imóvel novo. Desta forma, você pode exigir que reparos sejam efetuados, de acordo com tudo o que foi lhe passado na hora da venda.

Vale lembrar que, se você receber o imóvel sem apresentar nenhuma reclamação, você ainda pode mencioná-las posteriormente. O que estamos querendo dizer é que uma vistoria bem feita ao receber as chaves evita problemas futuros e, principalmente, dor de cabeça.

Leia também: 5 coisas que você deve saber antes de construir sua nova casa

Quais itens devem ser checados?

Agora que você já entendeu a importância da vistoria de imóvel, chegou a hora de descobrir quais os principais itens que você deve checar. De modo geral, o que você deve fazer é verificar se tudo o que está descrito no memorial descritivo foi cumprido corretamente.

Para se ter uma ideia mais detalhada sobre o que checar, separamos alguns dos itens que devem ser vistoriados. Anote aí:

1. Portas e janelas

Verifique se tanto as portas quanto janelas estão abrindo e fechando normalmente, sem ruídos estranhos ou possíveis empenos. Você também pode verificar:

  • se não há riscos ou manchas nas partes metálicas;
  • se os vidros (caso haja) estão firmes e não têm risco de caírem;
  • se as dobradiças e tricôs estão funcionando perfeitamente.

2. Instalações elétricas

Normalmente não há como serem testadas, pois o medidor de energia costuma ser instalado depois. Se esse for o caso, deixe claro para a construtora que você não verificou as instalações elétricas porque a energia ainda não estava funcionando.

Agora, se a energia já estiver ok, você deve conferir se os interruptores das da caixa de força estão funcionando. Caso esteja inseguro pelo risco de choque, chame alguém mais experiente e treinado para verificar isso para você.

3. Pisos, paredes e tetos

Nos pisos, observe se não há algum desalinhado, com manchas ou riscos. Verifique também se os rejuntes estão cobrindo todas as frestas.

Já nas paredes e tetos, procure defeitos no reboco, na pintura ou em qualquer outro tipo de acabamento. Se o acabamento do teto for em gesso ou drywall, verifique se não há ondulações ou rachaduras. Nas paredes, observe se não há manchas ou quaisquer defeitos.

No mais, esses são os itens mais importantes, mas você pode checar outras coisas, como:

  • Instalações hidráulicas
  • Contra piso
  • Pintura
  • Vaga de garagem
  • Ralos
  • Rede de gás

Agora que você já sabe o que precisa ser checado em uma vistoria de imóvel, tome cuidado! E se você ainda não conquistou o sonho da casa própria, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× WhatsApp
Back To Top